Jorge Aguiar - Sentimento e Monocromia
- Pedro Antônio Heinrich
- Jun 16, 2016
- 3 min read
Jorge Aguiar
-Sentimento e Monocromia-

foto: Pedro Antônio Heinrich
Poucos fotógrafos no mundo conseguem envolver de fato fotografia, sentimento e verdade. Os poucos que conseguem são reconhecidos por isso e permanecem na história. Jorge Aguiar, reúne tudo isso junto com a sua inquietude e vontade de mostrar ao mundo a verdade na qual fazemos questão de virar a cara. As fotografias são de fato todos os sentimentos que ele traz dentro de si : depressão, raiva, dor, tristeza, felicidade, bondade e fé. Ele consegue canalizar tudo e colocar um pouco disso tudo em cada imagem com uma precisão cirúrgica.
Eu (Pedro), tenho a sorte na vida de poder fotografar ao lado desse que considero uma das minhas grandes referências, tanto na vida como na fotografia. Recomendo bastante o trabalho dele, pois sem duvida é uma inspiração.

Uma breve BIO:
Nasceu em Porto Alegre em 22 de janeiro de 1956 e radicado em Alvorada desde 1997. Aos dezesseis anos iniciou seus primeiros passos profissionais como laboratorista em um estúdio fotográfico em uma agência de propaganda (Símbolo propaganda) com o foto jornalista Paulo Dias. Assim iniciando a sua trajetória no mundo da fotografia.

Em 1976, estudando e trabalhando foi convidado a trabalhar no extinto jornal Diário de Noticias como repórter fotográfico onde recebeu o premio concedido pela Secretaria de Educação do Estado em concurso com uma imagem fotográfica de periferia. Com o fechamento do Diário de Noticias atuou como free-lance onde recebeu o premio da OEA com o tema povos indígenas. 1980 foi contratado pelo Jornal do Comercio, onde realizou inúmeras viagens pelo interior do estado. 1983 participou da VI Bienal de fotografia Europa 83 em Réus na Espanha, recebendo medalha de bronze, com o tema a criança no mundo da educação. 1983 concluiu o curso de Jornalismo e Radio Difusão na área de locução Continuou dedicando-se a trabalhos fotográficos cujo tema e inclusão social. 1994 contratado pela Secretaria de Segurança Publica como perito Fotográfico Criminalista É autor e fundador do projeto e ONG LUZ REVELADORA PHOTO DA LATA INCLUSÃO SOCIAL/FOTOGRAFOS COMUNITARIOS. Projeto que tem grande repercussão social nacional e internacional sendo premiado em 2003 pela Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho, pela comissão dos direitos humanos da Assembléia Legislativa do estado e pela UNESCO como melhor projeto de divulgação dos direitos humanos no estado do rio grande do sul.

Em 2004 através do Projeto Photo da Lata/Fotógrafos Comunitários funda o primeiro núcleo de fotógrafos comunitários no Brasil, desenvolvido na cidade de Alvorada região metropolitana e Porto Alegre, como meta principal de seu projeto de inclusão social por meio das artes visuais nas periferias. Em 2005 é convidado Especial do Governo de NANTERRE/FRANÇA nas homenagens ao ano do Brasil. Lá ministrou oficinas do Projeto Luz Reveladora na periferia de Paris e na cidade de Nanterre França, realizou a exposição fotográfica “Olhar Mágico Realidade Periférica” na SIÈGE DE L “OFFICE em NANTERRE”. Foi convidado a expor seu trabalho na, BIBLIOTHEQUE DE ARTES CONTEMPORANEAS DA UNIVERSIDADE DE PARIS X, FRANÇA. Em 2007 editada um livro fotográfico autoral sobre a Cidade de Nanterre com lançado 500 exemplares pelo serviço de turismos da França. Em 2008 participa na 7ª Edição Exposition d’arts Plastiques em Nanterre/França “ Nanterre Expression” Em 2007/2008 participou do FESTIMAGE, festival internacional de imagens em Portugal. 2009- Oficinas do projeto photo da lata na TRENSUBR de PORTO ALEGRE. Projeto OUTROS OLHARES NAS ESCOLAS DE ALVORADA/RS. 2010 Apresenta do Mosaico fotográfico no Salão nobre da Prefeitura Municipal de Alvorada obra com 5mtx2. 00 com a composição de oito mil imagens captadas em três meses pelos alunos da Rede Municipal. 2010 Exposição DéJA Vu periferie. Livraria Cultura de Porto Alegre Workshop da photo da lata.
Confiram algumas fotos do Jorge na galeria baixo:
“O escritor e o fotógrafo utilizam as mesmas ferramentas, mas enquanto um descreve uma imagem com mil palavras o outro descreve mil palavras com uma imagem.” - Jefferson Luiz Maleski
コメント