Por que eu uso 18-55mm ??
- Pedro Antônio Heinrich
- May 24, 2016
- 2 min read
Por que eu uso 18-55mm ??
Uma das formas mais baratas de se começar a fotografar é usar a lente do kit e tentar extrair o máximo que ela pode te oferecer. Mas como isso?? Estudando alguns pontos da fotografia básica e um desses pontos que eu sempre gosto de passar pros meus alunos é a velocidade mínima de cada lente.
-Velocidade Mínima????
Sim, com muita prática e observação se pode notar que cada lente possui uma velocidade mínima pra que o fotógrafo consiga nitidez. Eu calculo isso sempre da mesma forma, por exemplo:

Digamos que temos uma lente de 18-55mm, pegamos o valor máximo de distância focal, no caso 55mm, e mais a metade desse valor. Ficaria 55 + 27,5 = 82,5 e arrendondando pra cima então pra 90. Então estabeleço que a velocidade mínima dessa lente, caso eu queira nitidez máxima , é de 1/90. Claro que tem fotógrafos que dizem que só o valor máximo de distância focal já serve, OK pode servir, mas eu particularmente prefiro estabelecer um valor mais alto e é o que pode garantir uma maior precisão.

Claro, que tudo isso é feito pra garantir um bom arquivo de edição, pra que você possa extrair o melhor de cada click.
Entretanto, isso (velocidade mínima da lente) é somente um dos fatores que contribuem para a nitidez. Ainda há de se falar nesse blog sobre ISO, ABERTURA e FOTOMETRIA básica.
Tá mas por que eu uso a 18-55mm na rua??
Tendo em vista que eu faço muitas fotos usando a técnica "shoot from the hip" ( Fotografar da Cintura), a 18-55mm me permite ter um quadro maior estando aberta em 18mm. Isso me permite corrigir alguns erros de enquadramento na pós. Faz com que todo o meu assunto saia dentro do quadro. Muitas vezes eu mantenho a foto torta mesmo, mas por uma questão estética e não de composição em si.

**Essa foto eu fiz usando a técnica "Shoot from the Hip", saiu bem torta originalmente por que eu simplesmente não tava olhando pelo "viewfinder". O ato de olhar pelo "viewfinder" faz com que as pessoas que eu fotografo saiam da forma mais natural possível, elas saem mais verdadeiras.
- Pode se dizer que eu roubo imagens?? Acredito que sim. Mas elas são muito mais verdadeiras assim.
Creio que fazendo isso eu acabo transmitindo verdade alheia.

E assim eu finalizo mais um post:
“A fotografia é uma forma de ficção. É ao mesmo tempo um registo da realidade e um auto-retrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira.” Gérard Castello Lopes
Comentários