top of page

Linhas na Composição

  • Writer: Pedro Antônio Heinrich
    Pedro Antônio Heinrich
  • May 31, 2016
  • 2 min read

Linhas na Composição


As Linhas são possivelmente o elemento mais básico na composição fotográfica/visual. Curiosamente, as linhas não existem na natureza. As Linhas podem servir para muitos propósitos dentro da composição visual. Elas podem dividir a composição, elas podem direcionar o olhar dos espectadores para determinado ponto, elas podem definir formas e podem dizer ao espectador a sensação ou a interpretação da imagem. Linhas que dizem o sentimento da composição são extremamente importantes.

Vamos definir 5 tipos de linhas e qual o impacto que elas tendem a ter visualmente.


  • Linhas verticais

As linhas verticais criam uma sensação ousada. Elas tendem a sugerir o poder com uma base forte. Elas indicam uma sensação de solidez.


  • Linhas horizontais

As linhas horizontais indicam a estabilidade, mas de uma forma muito mais calma. Elas sugerem equilíbrio, harmonia e, em alguns casos finalidade ou uma sensação de cadência (término).



  • Linhas diagonais

As linhas diagonais também criam uma sensação forte, mas indicam uma sensação de energia ou movimento. Misturando linhas diagonais com linhas verticais ou horizontais pode-se criar uma agradável mistura de potência e dinâmica.


  • Linhas orgânicas

As linhas orgânicas, muitas vezes vêm da natureza. O início de apresentar sentimentos de caos, complexidade e beleza. Nossos olhos começam a se relacionar de uma maneira muito mais profunda com este tipo de linha e a responder a ela da forma mais sofisticada do que poderíamos pensar. Linhas que sugerem clareamento têm uma qualidade angular e pode parecer intensa. Linhas em padrões como campos de grama ou trigo podem sugerir um sentido de acalmar, beleza. Linhas orgânicas começam a se tornar associativas em um nível subconsciente com o espectador.



  • Linhas implícitas

Linhas implícitas são, possivelmente, o mais interessante se usado corretamente. linhas implícitas na composição não existem em tudo e não são ainda mostrados visualmente. Eles são criados com elementos direcionais tais como forma, gesto de mão, contato com os olhos (ou direção) etc. Eles são, possivelmente, os elementos mais difíceis de trabalhar, mas geralmente têm a impacto mais forte quando bem feito.


Então, espero ter ajudado e assim finalizo mais uma postagem:

“A beleza pode ser vista em todas as coisas, ver e compor a beleza é o que separa a simples imagem da fotografia” - Matt Hardy

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

 

Registro ARFOC-RS 1154

Registro MTE ( Repórter Fotográfico) 16500

Registro de Jornalista - SINDJORS 16501

Registro International Federation of Journalists BR16501

Fone: (51) 98137-0644

© 2023 por PEDRO ANTÔNIO HEINRICH

bottom of page