Qual câmera devo comprar?
- Pedro Antônio Heinrich
- May 29, 2016
- 3 min read
Qual câmera devo comprar?
Essa é uma das perguntas mais comuns entre os fotógrafos iniciantes. Eu, particularmente, acredito que qualquer câmera é o ideal pra quem tá começando. E por mais que seja uma câmera compacta simples, você terá que aprender a observar os 3 fatores primários ISO, ABERTURA e VELOCIDADE. Claro, algumas compactas só te permitem alterar o ISO. As compactas na sua grande maioria não te permitem ter total controle, sendo possível somente ultilizar os modos Automáticos e semi-automáticos. Mas é interessante observar essas coisas funcionando automaticamente e perceber como a câmera se comporta em lugares muito iluminados e lugares com pouca iluminação. Olhar as informações (EXIF) das fotos depois de clicar ajuda a entender. Se o objetivo é fotografar na rua você com certeza sentirá alguma dificuldade, pois no geral as compactas têm um pequeno delay (Delay é o termo técnico usado para designar o retardo de sinais em circuitos eletrônicos em geral) desde o momento de apertar o botão do obturador até a captura da imagem final. Um outro ponto é que só produzem arquivos de imagem em JPEG (JPEG é um acrônimo de Joint Photographics Experts Group, é um método de compressão de imagens fotográficas e também é considerado como um formato de arquivo).
O arquivo JPEG é uma arquivo de imagem final já processado pela câmera. Entrarei mais nesse assunto em uma próxima postagem. Enfim, câmeras compactas são bem úteis pra quem tá iniciando e eu recomendo!
Abaixo deixo algumas fotos que fiz quando comecei a fotografar e a câmera era uma compacta:
{fotos: Pedro Antônio Heinrich}
Ok, eu queria ter um pouco mais de controle sobre a minha fotografia.
Pra quem deseja se aprofundar um pouquinho mais mas também não tem lá muito interesse em fotografar profissionalmente, somente hobby. Eu posso recomendar as SuperZoom, que são aquelas câmeras um pouquinho mais robustas e que chegam a ter quase o tamanho físico de uma câmera profissional. Porém, esse tipo de câmera não te permite trocar de lentes e ainda produz arquivo somente em JPEG (arquivo de imagem processado!). Ok, mas por que eu recomendo? Essas câmeras vêm com o modo "M" (Manual), respondem um pouco mais rápido, e te permitirão estudar fotografia e aplicar os conceitos básicos ajustando-os do jeito que você quiser.
Abaixo deixo algumas fotos que fiz com uma câmera SuperZoom:
{fotos: Pedro Antônio Heinrich}
Pedro, eu queria realmente aprender a ter controle sobre tudo na minha fotografia.
"Well", essa foi uma decisão que tomei quando senti a necessidade de mais domínio. Domínio das cores, da profundidade do P&B, das correções de iluminação e exposição, da profundidade de campo e etc... Então decidi que compraria a minha 1ª DSLR (digital single-lens reflex). Depois que fiz isso senti que tive uma boa evolução e senti que comecei a dominar todos os aspectos de forma mais consciente e consistente.
As câmeras dslr possuem arquivo de imagem em RAW (arquivo cru) e JPEG (arquivo processado). O raw (arquivo cru) te permite ajustar cores, luzes e todos os detalhes que você quiser dentro da imagem. Ele contém todas as informações possíveis da sua imagem, é o que seria o "negativo" das câmeras de filme. Acredito que se pode fazer trabalho profissional com qualquer câmera dslr. Claro, que algumas vão te facilitar mais o trabalho do que outras, mas com qualquer uma é possível realizar trabalhos.
Aqui algumas fotos que fiz com a Canon XT, minha 1ª Dslr:
{fotos: Pedro Antônio Heinrich}
Com essa câmera fiz fotojornalismo noturno, fotografia de rua, foto artística e até moda. Me serviu muito bem por um bom tempo e me ajudou a evoluir bastante. Mas recomendo aos iniciantes começarem com as câmeras da linha T da Canon, são bem simples e fáceis de usar.
Abaixo uma breve lista de câmeras dslr desde a mais simples até a mais top:

Enfim, é possível fotografar bem com qualquer câmera e sempre que eu chegava no limite do equipamento acabava compensando na edição. Isso me fez evoluir tanto na parte de edição como no ato de fotografar em si.
Assim encerro maaaaais uma postagem:
“A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa Ver.” Ernst Haas
Comments